+ infoAcontecer
Mundo
Prossegue evacuação de emergência em Homs
Síria: crianças debilitadas pelo isolamento
Texto Francisco Pedro | Foto Lusa | 12/02/2014 | 16:21
As crianças que estão a ser retiradas da parte velha da cidade de Homs, na Síria, apresentam um estado preocupante de magreza e debilidade, de acordo com as equipas humanitárias das Nações Unidas
imagem
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está preocupado com o estado debilitado das crianças que estão a ser retiradas da parte velha da cidade de Homs, na Síria, ao abrigo de um acordo de tréguas negociado com o regime sírio e as forças da oposição. Ao chegarem aos centros de acolhimento, os menores têm recebido alimentos com alto teor nutritivo e muitos são vacinados para prevenir possíveis doenças.

Segundo dados da ONU, desde que começou a operação de evacuação, mais de um milhar de pessoas já abandonou a cidade, que está debaixo do controlo dos rebeldes e tem sido atacada constantemente pelas forças do regime de Bashar al-Assad. «As crianças estavam quase todas muito débeis e magras», explicou às agências internacionais um funcionário da UNICEF envolvido nas operações.

«Este é um grande avanço, mas é apenas um começo», afirmou, por sua vez, o representante da UNICEF na Síria, Youssouf Abdel Jelil, manifestando-se «muito preocupado com o futuro das crianças que continuam isoladas em Homs» e noutras regiões do país. «As partes envolvidas no conflito devem proteger os menores, respeitar as pausas humanitárias e acatar os princípios do Direito Internacional Humanitário para facilitar a entrega de assistência a quem necessita», adiantou o responsável.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.