Mundo
Itália
Oscar Romero reconhecido mártir pelo Vaticano
Texto Francisco Pedro | Foto DR | 09/01/2015 | 16:22
 Oscar Romero ficou conhecido por defender os mais pobres e desprotegidos
O arcebispo de San Salvador, assassinado em 1980, foi reconhecido mártir pela Congregação para a Causa dos Santos. A decisão será um primeiro passo para a sua beatificação
imagem
O diário católico italiano Avvenire anunciou esta sexta-feira, 9 de janeiro, que a Congregação para a Causa dos Santos reconheceu o arcebispo de San Salvador, Oscar Romero, como mártir, o que pode ser um bom indicador para a concretização da sua beatificação.
Segundo o matutino, a decisão dos teólogos da Congregação foi «unânime» em reconhecer o martírio do arcebispo, assassinado por «ódio à fé». O processo de beatificação decorre desde março de 1994 e o Papa Francisco já tinha demonstrado vontade em acelerar a tramitação.
Romero, que ficou conhecido por defender os mais pobres e desprotegidos, foi assassinado a 24 de março de 1980, por ordens de esquadrão da morte de extrema-direita, quando presidia a uma eucaristia na capela de um hospital para doentes de cancro. Foi um dos prelado mais associados à Teologia da Libertação.
|