+ infoAcontecer
Justiça & Paz
África
Clooney cria projeto para vigiar dinheiro de grupos armados
Texto Francisco Pedro | Foto Tim Freccia | 20/07/2015 | 16:21
Ator juntou-se ao antigo diretor do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América para lançar um sistema de investigação aos financiamentos nos conflitos africanos
imagem
«A paz e os direitos humanos ganharão quando as pessoas que beneficiam da guerra pagarem um preço pelos danos causados», afirmou esta segunda-feira, 20 de julho, em comunicado, o ator George Clooney, a propósito do lançamento de um projeto que visa investigar a origem do dinheiro usado para financiar os conflitos no Sudão do Sul, Sudão, República Centro-africana e República Democrática do Congo.

Criado em conjunto com John Prendergast, antigo diretor do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o «The Sentry» tem como principal objetivo «seguir o dinheiro e negar a quem beneficia da guerra os lucros pelos seus crimes». «As ferramentas habituais da diplomacia falharam e os novos esforços devem concentrar-se agora em como fazer a guerra mais cara do que fazer a paz», sublinhou Prendergast.

Antes, a dupla tinha lançado já o «Satellite Sentinel Project», em 2010, um sistema que utiliza satélites para mostrar as evidências do abuso dos direitos humanos no terreno, imagens de cidades devastadas e de movimentos de tropas. Com o novo projeto, Clooney e Prendergast pretendem «desmantelar as redes de responsáveis, organizações e patrocinadores que financiam e se aproveitam dos conflitos mais mortíferos na África».
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.