+ infoAcontecer
Justiça & Paz
Direitos humanos
Suspensa pena de morte a Asia Bibi
Texto Francisco Pedro | Foto DR | 22/07/2015 | 16:41
A pena capital aplicada à mulher cristã acusada de blasfémia foi suspensa pelo Supremo Tribunal de Justiça do Paquistão. O recurso vai agora ser analisado pelos juízes conselheiros
imagem
O Supremo Tribunal de Justiça do Paquistão anunciou esta quarta-feira, 22 de julho, a admissão de pedido para reexaminar a sentença que condenou Asia Bibi, em novembro de 2010, à pena de morte por um alegado crime de blasfémia. A mulher, cristã assumida, está presa desde o verão de 2009.

A decisão dos três juízes conselheiros, que agora vão analisar o recurso, apresenta-se como uma última esperança para Asia Bibi, cuja condenação em primeira instância foi confirmada pelo Tribunal da Relação, em outubro do ano passado. A acusada não esteve presente na sessão por questões de segurança.

O processo desta mulher transformou-se num caso paradigmático dos abusos que permite a «lei anti-blasfémia», que tutela a identidade e a honra da fé islâmica, desde 1986. Depois dos vários movimentos em defesa da libertação da acusada, os extremistas emitiram um decreto religioso, apelando aos muçulmanos que a castigassem com a morte.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.