+ infoAcontecer
Mundo
Medida implementada pela missão de manutenção de paz
Zona livre de armas na República Centro Africana
Texto Francisco Pedro | Foto ONU | 13/09/2015 | 07:06
Nações Unidas criaram uma zona livre de armas na região de Bambari, para garantir a segurança da população e o acesso das equipas de apoio humanitário
imagem
O chefe das operações de manutenção de paz das Nações Unidas na República Centro Africana, Herve Ladsous, anunciou esta semana a criação de uma zona livre de armas na região de Bambari, para proteger os civis dos grupos armados que se têm envolvido em confrontos inter-religiosos.

Os combates num dos bastiões do grupo Seleka começaram quando membros da milícia Anti-Balaka, de maioria cristã, decapitaram um jovem muçulmano, em resposta aos abusos do movimento rebelde. Dos confrontos resultaram pelo menos 10 mortos, só no mês passado.

Com o aumento da violência, a missão da ONU no país declarou a cidade de Bambari como uma zona livre de armas, para assegurar a livre circulação da população e permitir a movimentação em segurança dos funcionários das organizações humanitárias.

As eleições do novo Presidente e do parlamento estão agendadas para 18 de outubro, mas a dificuldade no registo dos eleitores, já assumida pelas autoridades, pode determinar um novo adiamento do sufrágio.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.