O filme «O começo da vida» é divulgado esta quarta-feira, 1 de junho, para assinalar o Dia da Criança. O trabalho cinematográfico conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e é uma forma de apelar aos líderes mundiais para que invistam na primeira infância, sem esquecer que o segredo está em apoiar os adultos que cuidam dos mais pequenos.
Gravado na Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Itália, Quénia e Estados Unidos da América, o documentário tem 90 minutos e desenrola-se partindo da tese de que os bebés não se desenvolvem apenas a partir do seu ADN, mas também da interação com o meio, que envolve a mãe, o pai, os avós, os irmãos, a natureza e as brincadeiras.
Nesse sentido, o filme mostra que «um cérebro forte acontece a partir das ligações entre os neurónios e essas ligações só solidificam, só ficam permanentes se tiverem acontecido dentro de uma experiencia de qualidade, afetuosa e significativa», explicou a brasileira Estela Renner, realizadora do filme, em declarações à agência Lusa.
Também para assinalar o Dia da Criança, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) organiza uma Jornada de oração pela paz na Síria, à qual o Papa Francisco já se associou. A iniciativa reúne e coloca os membros das Igrejas Católica e Ortodoxa, «juntamente com milhares de crianças» de cidades como Damasco, Alepo, Homs, Tartus ou Marmarita, a rezar pela paz.
Além disso, os promotores da iniciativa convidam as crianças portuguesas «a oferecerem um gesto concreto pela paz na Síria» e a registá-lo em «fotografias e mensagens». Depois de enviados para a Fundação AIS, os registos serão partilhados pela própria organização com as crianças da Síria.