+ infoAcontecer
Fátima
Conferência Episcopal Portuguesa
Bispos estudam integração de recasados na Igreja
Texto F.P. | Foto Ana Paula | 10/11/2016 | 16:08
Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa foi dedicada em parte a analisar a forma como pode ser feita a integração dos divorciados recasados, seguindo as orientações da exortação apostólica «Alegria do amor»
imagem
«Discernimento e integração». Estas são as duas palavras-chave no processo de acolhimento na comunidade cristã dos divorciados recasados, de acordo com a exortação apostólica «Alegria do Amor», afirmou esta quinta-feira, 10 de novembro, em Fátima, o cardeal-patriarca de Lisboa, no final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Segundo Manuel Clemente, que é também o presidente da CEP, a «indissolubilidade do casamento é um ponto assente para a Igreja», mas depois «há as pessoas» e os casos que não são todos iguais, «e alguns passos podem ser dados» no sentido de integrar, após um período de discernimento espiritual.

«O Papa Francisco já disse que há uma série de exclusões [dos sacramentos] que podem e devem ser revistas, e nós partilhamos desse esforço comum que está a ser feito pela Igreja» para uma maior integração dos divorciados recasados na comunidade cristã. «Vamos ver o que pode ser feito, mas até onde o Papa for, nós vamos com ele», sublinhou o purpurado.

Convidado a pronunciar-se sobre a recente eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos da América, Manuel Clemente manifestou-se convicto que as afirmações do candidato durante a campanha eleitoral acabarão por ser corrigidas, quando for necessário tomar decisões.

«Uma coisa é alinhar com receios e medos por parte da população. Outra coisa é ter que tomar decisões. Há uma conclusão histórica que se verifica sempre: se é verdade que um órgão faz a função, também é verdade que a função faz o órgão. O que se disse antes, depois tem de ser corrigido pela prática. A história é fértil e exemplos assim», afirmou o presidente da CEP.

Em análise no encontro do episcopado português estiveram também as sugestões enviadas pelas instâncias diocesanas sobre a `reforma´da catequese. A partir destas propostas será agora elaborado um documento final, que «procurará corresponder à passagem de um modelo escolar ao modelo catecumenal na catequese».
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.