+ infoAcontecer
Mundo
ONU
Descobertas mais valas comuns no Congo
Texto F.P. | 20/04/2017 | 12:31
Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas encontrou as valas na província central de Kasai, onde ocorreram confrontos entre as forças governamentais e a milícia local
Pelo menos 17 valas comuns foram encontradas esta semana na província de Kasai, na República Democrática do Congo (RDC), segundo informações das Nações Unidas. Esta descoberta faz elevar para 40 o número de valas comuns identificadas pelas equipas do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU e a Polícia das Nações Unidas.

A zona foi palco de confrontos entre as forças governamentais e a milícia local, conhecida como Kamuina Nsapu, durante meses. Os últimos combates ter-se-ão registado no final do mês de março e terão provocado mais de 70 mortos, entre eles três dezenas de crianças.

«Os investigadores também receberam informação de que os soldados assassinaram 40 pessoas en Kananga, enquanto iam de casa em casa procurando membros das milícias. E há mais relatos de violência na comunidade de Katoka, na mesma zona», informou Liz Throssell, porta-voz do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, sublinhando a necessidade de uma investigação rápida à origem destas mortes.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.