+ infoAcontecer
Fátima
Centenário das Aparições
Decoração do santuário orientada por arquitetos
Texto F.P. | Foto Ana Paula | 09/05/2017 | 16:18
Uma equipa multidisciplinar, constituída por arquitetos, floristas e decoradores, já está a trabalhar nos arranjos que vão decorar os espaços litúrgicos do Santuário de Fátima. O branco e o amarelo vão ser as cores predominantes
imagem
Centenas de rosas brancas, uma flor ligada à Nossa Senhora de Fátima, e dezenas de outras espécies de flores, já estão a ser transformadas em arranjos florais numa das colunatas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, por uma equipa de voluntários da Associação de Floristas e Decoradores de Portugal. O objetivo é que os espaços litúrgicos do Santuário de Fátima estejam todos decorados na noite de 11 de maio, a tempo da grande peregrinação comemorativa do Centenário das Aparições, que se inicia no dia seguinte, com a presença do Papa Francisco.

O novo altar do recinto será decorado com «frisos de flores» nas escadarias, no ambão e no Círio Pascal. As tonalidades predominantes serão «o branco e o amarelo, que são as cores do Vaticano», revelou esta terça-feira, 9 de maio, Ana Rita Santos, da Secção de Arte e Património do Santuário de Fátima.

Segundo a responsável, a equipa de arquitetos que colabora com o templo mariano estudou antecipadamente todos os espaços, tendo em atenção as características arquitetónicas e litúrgicas, e foi a partir dessa análise que elaborou um plano de decoração, que está agora a ser posto em prática pela associação de floristas, que se ofereceu para assegurar o trabalho, «a título gratuito».

Será também esta equipa a responsável pela decoração do andor que transporta a imagem de Nossa Senhora de Fátima, nas procissões entre a Capelinha das Aparições e o presbitério central. Um andor que leva normalmente cerca de 600 rosas brancas e que demora um dia a preparar.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.