+ infoAcontecer
Portugal
Viana do Castelo
Um milhão de pétalas adornam cruzes e andores
Texto J.B. | Foto Freguesia de Alvarães | 16/05/2017 | 15:08
A Festa de Santa Cruz e Andores Floridos exibe a arte feita com pétalas de flores ao longo de três dias
imagem

Com mais de 70 anos, a tradicional Festa de Santa Cruz e Andores Floridos volta a alegrar comunidades a partir da próxima sexta-feira, 19 de maio, até ao domingo seguinte, dia 21, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo. Sábado, 20, a partir das 16h30, decorre a procissão das cruzes da via-sacra, decoradas a partir da Paixão de Cristo. Uma hora de depois erguem-se os andores floridos. No dia seguinte realiza-se a procissão solene em honra da Santa Cruz, a partir das 16h00.

Segundo a organização podem juntar-se 40 bordadores em cada andor que «criam autênticas obras de arte». «Esta é uma festa muito importante para a freguesia com uma tradição que se vai mantendo e passando de geração em geração. São utilizadas no total cerca de um milhão de pétalas de flores para bordar a totalidade dos andores», explica Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, em comunicado.

Os andores são ornamentados com motivos religiosos, paisagísticos e monumentais, mas este trabalho começa com o apanhar as flores na região. Este ano foi criado um `Roteiro dos Andores´ para que as pessoas possam «ver de perto a arte» feita com pétalas de flores «e até participar».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.