+ infoAcontecer
Mundo
Assuntos Humanitários
Milhares de vidas em jogo em Mossul
Texto Miguel Marujo | Foto Lusa | 19/05/2017 | 16:27
À medida que as operações militares contra os terroristas se intensificam e se aproximam da área da Cidade Velha de Mossul, até 200 mil pessoas podem ser deslocadas, alertou uma responsável humanitária das Nações Unidas no Iraque
imagem
«O número de pessoas que fogem das suas casas no oeste de Mosul é esmagador», disse a coordenadora humanitária do Iraque, Lise Grande, num comunicado de imprensa do gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Desde que as operações militares contra o autodenominado Estado Islâmico (Daesh) se iniciaram em Mossul há sete meses, cerca de 700 mil pessoas foram deslocadas, incluindo 500 mil pessoas dos bairros ocidentais da cidade. As Forças de Segurança iraquianas obtiveram rápidos ganhos no noroeste de Mossul e os terroristas do Estado Islâmico estão presumivelmente cercados no oeste da cidade.

«A batalha militar em Mossul ainda não acabou e mesmo quando terminar, a emergência continuará por meses. Centenas de milhares de vidas estão em jogo», disse Lise Grande, enfatizando a necessidade de redobrar esforços para mobilizar mais recursos para ajudar as pessoas necessitadas. Muitos estão sem alimento e não têm o acesso a água potável e a medicamentos há semanas ou meses.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.