+ infoAcontecer
A Missão Conta
Comunidades preparam Festa de Nossa Senhora da Consolata
Texto Albino Brás | Foto Ana Lucas | 07/06/2017 | 18:04
A data da festa litúrgica é comemorada a 20 de junho, mas a festa popular nas comunidades celebra-se normalmente no fim de semana mais próximo desta data
imagem
As comunidades dos missionários e missionárias da Consolata em Portugal preparam as festas em honra de Nossa Senhora da Consolata, titulo mariano que dá nome a estes dois institutos missionários, por desejo do seu fundador, o beato José Allamano. A data da festa litúrgica é comemorada a 20 de junho, mas a festa popular nas comunidades celebra-se normalmente no fim de semana mais próximo da data.

O programa da festa na Casa Regional, nos Olivais, em Lisboa, centra-se na tarde de sábado, dia 17 de junho. Começa com a Missa, às 16h30, presidida pelo padre Jaime Marques, superior da comunidade da Consolata em Fátima - para onde foi enviado depois de alguns anos com o mesmo cargo na Casa Regional. As atividades encerram com um lanche partilhado e convívio, marcado para as 18h00.

No Centro Missionário Padre Paulino (Quinta do Castelo, Cacém) as celebrações decorrem nos dias 17 e 18 de junho. A Procissão das Velas (21h30) é o único ponto do programa do dia 17. A Procissão, com o andor de Nossa Senhora, abre os festejos do dia 18, a partir das 11h00; segue-se a Eucaristia campal, presidida pelo padre Ermanno Savarino, reitor da Comunidade Formativa deste Centro Missionário. O almoço, com inscrição prévia, é servido às 13h00, com «menu missionário» e «contribuição para as Missões», segundo aponta a organização. A partir das 15h00, a tarde fica preenchida por concertos e atividades recreativas.

Por último, em Águas Santas, na Maia, os festejos decorrem no dia 18 de junho. Mantém-se um programa que já vem sendo habitual. O evento começa com a Procissão (10h00) seguida da Eucaristia campal (11h00). Para o almoço (12h30), a organização «oferece o caldo verde». Os festejos prosseguem com uma tarde cultural, que consta de apresentações artísticas, atrações musicais e feira missionária.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.