+ infoAcontecer
Mundo
Nampula, Moçambique
Missionário da Consolata toma posse como arcebispo
Texto Diamantino Antunes | Foto Cassiano Calima | 12/06/2017 | 12:13
No dia da solenidade da Santíssima Trindade, Inácio Saure, missionário da Consolata moçambicano, tomou posse como novo arcebispo da arquidiocese de Nampula
imagem
Durante a Missa, celebrada domingo, 11 de junho, fora da catedral para poder acolher o grande número de católicos que acorreram à celebração, Inácio Saure fez a Profissão de Fé e prestou juramento de fidelidade no desempenho do serviço episcopal.

 

Estiveram presentes na celebração o Núncio Apostólico em Moçambique, Edgar Pena, e quase todos os bispos da Conferência Episcopal de Moçambique. Concelebraram cerca de 100 sacerdotes entre o clero diocesano e religiosos, com uma forte presença de missionários e missionárias de diversas congregações.

Inácio Saure é missionário da Consolata, natural de Balama, no norte de Moçambique. Foi ordenado sacerdote em 1998. Os primeiros anos de ministério sacerdotal e serviço missionário foram vividos na República Democrática do Congo. Em 2008 regressou a Moçambique e dedicou-se à formação no Seminário da Consolata, em Maputo. Em 2011 foi escolhido e consagrado bispo. Serviu a diocese de Tete até à sua nomeação para Nampula.

A arquidiocese de Nampula é, juntamente com Maputo e Beira, uma das três arquidioceses de Moçambique. Criada em 1940, é a primeira diocese no mundo a ter Nossa Senhora de Fátima como padroeira. Conta com quase 500 mil católicos, num vasto território, onde existem 45 paróquias-missões.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.