+ infoAcontecer
Fátima
Religiosa libanesa canta em Fátima
Texto F.P. | Foto DR | 02/07/2017 | 15:42
Concerto de música sacra convida a uma viagem pelo universo musical dos ritos das igrejas orientais. Intérprete é fundadora e presidente do Instituto Internacional de Canto Sacro, de Paris
imagem
A irmã Marie Keyrouz e o L´Ensemble de la Paix atuam no próximo dia 9 de julho, a partir das 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, num concerto integrado no Ciclo de Música Sacra promovido pelo santuário neste ano do Centenário das Aparições.

Intitulado «A Virgem Maria na Tradição Musical das Igrejas Orientais», o concerto permitirá aos peregrinos «uma incursão num universo musical dos ritos das igrejas orientais, graças a uma das mais célebres intérpretes da atualidade, que, à sua carreira de musicóloga, junta uma dimensão performativa e compositiva», informa a sala de imprensa do Santuário de Fátima.

Marie Keyrouz é de origem libanesa e oriunda de uma família maronita católica, pertencente a uma congregação melquita bizantina. Canta música oriental cristã, música antiga do Ocidente (ambrosiana, milanesa e gregoriana) e repertório sacro clássico como Bach, Haendel, Mozart, entre outros. Doutorada em Antropologia Religiosa e Musicologia (Sorbonne), é fundadora e presidente do Instituto Internacional de Canto Sacro (Paris).

Ainda segundo os responsáveis pela comunicação do templo mariano, a religiosa transporta consigo a convicção de que com a música não há nenhuma barreira, geográfica ou social, que seja intransponível. Está convencida de que «a ignorância e a pobreza estão na base das fraturas sociais e das guerras», pelo que usa os lucros dos registos discográficos, videográficos e dos espetáculos na ajuda à educação e à assistência médica das crianças pobres através da sua Fundação Enfance pour la Paix.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.