+ infoAcontecer
Fátima
Pessoas com deficiência e seus cuidadores vivem semana de férias
Texto Juliana Batista | Foto DR | 21/07/2017 | 10:19
Cidadãos de todo o país deslocam-se e Fátima para cuidar, voluntariamente, de pessoas com deficiência, proporcionando aos seus cuidadores habituais uma semana de descanso
imagem

A iniciativa que dá uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência começa este mês. O projeto é promovido, pela 11ª vez consecutiva, pelo Santuário de Fátima, com o apoio de muitos voluntários, do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz.

 

«As expetativas para este ano é que possa participar o maior número de pessoas possível, principalmente aquelas que participam pela primeira vez, de forma a que todos possamos festejar e celebrar o Centenário das Aparições», refere Johnny Freire, sacerdote da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, e um dos responsáveis pela iniciativa.

 

Os pais podem optar por ficar com os filhos em Fátima e acompanhá-los, ou deixarem-nos ao cuidado dos voluntários. «Em média há dois voluntários por cada criança e esta é uma vertente muito significativa desta iniciativa», sendo que «o número de candidatos não tem parado de aumentar», informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

 

O projeto dá aos cuidadores um descanso de uma semana, durante e qual ficam aliviados da tarefa de cuidar dos filhos. Simultaneamente, é dada a estes pais a «oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual». No total, vão participar na iniciativa «cerca de 70 crianças», ao longo de quatro turnos, que vão decorrer entre julho e agosto, e que terão como referência o gosto que São Francisco Marto tinha por «Jesus escondido». 


As semanas de férias terão lugar na Casa Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada a 2,5 quilómetros da Rotunda Sul, conhecida como a `Rotunda dos Pastorinhos´. O Santuário de Fátima «assume as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes». Do programa das férias fazem parte «visitas guiadas aos lugares de Fátima: Santuário, Valinhos e Aljustrel».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.