+ infoAcontecer
Portugal
Algarve
Jovens mostram igrejas de Tavira aos turistas
Texto J.B. | 09/08/2017 | 08:42
Iniciativa dá uma ocupação aos jovens nas férias de verão, divulga o património de Tavira e reúne fundos para recuperar os espaços

Catorze igrejas estão abertas ao público na cidade de Tavira, até ao final deste mês, para levar a uma «valorização do património religioso do concelho», informa o município algarvio, em comunicado. Os locais de culto podem ser visitados de segunda a sexta-feira, entre as 10h15 e as 12h30 e as 14h30 e as 17h45, no âmbito do programa «Tavira – Férias Ativas».

 

A iniciativa é também uma forma de fomentar o «aproveitamento dos tempos livres dos jovens no período de pausa escolar». Tal acontece porque em cada igreja está um jovem que acolhe os turistas e dá informações sobre o espaço, divulgando assim o património local. Os jovens envolvidos na ação têm mais de 16 anos de idade e, desta forma, tornam-se na «primeira cara da cidade», conforme destacou Ana Paula Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira, em declarações à agência Ecclesia.

 

Os efeitos da iniciativa são notórios na região. Tomás Bravo, vigilante nas igrejas de Tavira, aponta para uma adesão «cada vez maior», com um número crescente de visitantes. A iniciativa já levou os fiéis das paróquias de Tavira a desenvolver uma marca e uma rede de pequenas lojas junto dos templos, a que deram o nome de «Artegilão». O objetivo é oferecer aos turistas objetos culturais relacionados com os locais de culto que visitaram e reunir fundos para recuperar o património.

 

Ao adquirir os produtos à venda, os turistas estão a «contribuir para o restauro das igrejas», explica Miguel Neto, pároco de Santa Maria e São Tiago. O programa «Férias Ativas» é desenvolvido há vários anos pela Câmara Municipal de Tavira. A iniciativa envolve esforços da Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Ordem Franciscana Secular de Tavira (O.F.S.) e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.