Acontecer
Encerrmento do ano de centenário
Orquestra Gulbenkian estreia obras em Fátima
Texto J.B. | Foto DR | 04/09/2017 | 08:39
Peça criada por compositor escocês foi pensada ao longo de vários anos e envolveu a deslocação do profissional ao local onde os três pastorinhos viram Nossa Senhora
imagem

Os elementos do coro e orquestra Gulbenkian vão interpretar duas obras novas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no próximo dia 13 de outubro, a partir das 18h30. O momento musical vai encerrar o ano de comemorações associadas aos 100 anos do fenómeno de Fátima.

 

Em «estreia absoluta» vão estar as peças «Salve Regina» e «The Sun Danced», que os responsáveis pelo Santuário de Fátima encomendaram a Eurico Carrapatoso e a James MacMillan, respetivamente. Atuará também a soprano Elisabete Matos. O concerto será transmitido em direto no recinto de oração do local de culto, para chegar ao maior número possível de fiéis.

 

Segundo os serviços de comunicação do santuário, a obra «The Sun Danced» nasce de um trabalho de «investigação» de campo realizado ao longo do mês de maio de 2015. «Poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça é benéfico. As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente», explicou MacMillan. «Acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital», realçou o compositor escocês.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.