+ infoAcontecer
Fátima
«Ciclo de música sacra»
Três coros atuam a uma só voz em Fátima
Texto Juliana Batista | Foto Jens P. Raak | 05/10/2017 | 11:12
O concerto percorre os sons que se fazem sentir no Santuário de Fátima desde que os pastorinhos viram Nossa Senhora até à atualidade
imagem

Os elementos do Coro do Carmo de Beja, do Coro da Catedral de Lisboa e do Coro do Santuário de Fátima vão «atuar a uma só voz» no próximo domingo, 8 de outubro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir das 15h30, dando forma ao concerto «Ecos da Mensagem de Fátima».

 

O espetáculo insere-se no «Ciclo de música sacra», desenvolvido para assinalar os 100 anos do fenómeno de Fátima. «Embora a sua mais identitária função seja a ritual, a música em Fátima foi convocada para celebrar o acontecimento, evocando-o segundo as estéticas de cada época e segundo os objetivos de cada jornada», explica Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

 

«São estes sons, construtores da ritualidade de Fátima que dão origem a outros sons, pois fazem-se matéria-prima para renovadas reflexões, dando origem a novas musicalidades que exprimem a experiência de viver Fátima como `local bendito´ do qual, aquando do `último clamor´, quando `o pranto aos olhos vem´, `forçoso é ir embora´», apontou o responsável, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima. A entrada é gratuita.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.