+ infoAcontecer
Mundo
Problema afeta milhões
Trabalho ligado à «depressão e ansiedade»
Texto Juliana Batista | Foto DR | 10/10/2017 | 12:23
Quando uma grande parte da vida adulta é passada no trabalho, deve existir uma aposta na melhoria de condições e de relações entre os funcionários, afirmam especialistas do setor da saúde mental
imagem

«O primeiro elemento que aparece nos quadros de depressão e de ansiedade generalizada está ligado ao trabalho», realça Pedro Gabriel Delgado, professor do Instituto de Psiquiatria do Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado esta terça-feira, 10 de outubro.

 

De acordo com os especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), um ambiente de trabalho negativo pode provocar problemas físicos e mentais, assim como o uso de substâncias nocivas, de álcool, e também faltas ao emprego e diminuição de produtividade.

 

Numa tentativa de resolver este problema, Pedro Gabriel Delgado defende que os empregadores devem apostar em iniciativas que fomentem a saúde mental dos seus funcionários e apoiar os seus funcionários com desordens mentais, uma vez que além da saúde, os efeitos positivos também se estendem à produtividade.

 

«É oportuno tornar os ambientes laborais saudáveis, onde exista uma relação entre os colegas de trabalho que seja produtora de segurança e de satisfação», apontou o profissional em declarações aos serviços de comunicação das Nações Unidas, adiantando que é «extremamente importante pensar em alguma forma de promoção do bem-estar no ambiente do trabalho».

 

Este ano, o Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com um especial enfoque na saúde mental no local de trabalho. Segundo a OMS, 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a doença uma das maiores causas de aposentação por invalidez. Em todo o mundo, 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de ansiedade, sendo que muitas têm depressão e ansiedade. O Dia da Saúde Mental foi estabelecido com o objetivo de aumentar a consciencialização para este tema e reunir esforços de apoio a esta causa.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.