+ infoAcontecer
Fátima
Peregrinação aniversária de outubro
Dezenas de projetores mostram história de Fátima
Texto Juliana Batista | Foto SNSRF | 11/10/2017 | 12:16
Vinte e dois projetores, 72 instrumentos musicais e 32 cantores fazem parte do encerramento das celebrações associadas ao Centenário das Aprarições. Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se à Cova da Iria para assistir ao programa cultural
imagem

A fachada da Basílica da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com 140 metros de largura e 58 metros de altura, vai tornar-se numa tela de projeção de 3.100 m2 durante a peregrinação aniversária de outubro, para que os peregrinos possam assistir à produção audiovisual «Fátima – Tempo de luz», que «combina a projeção de videomapping com efeitos em 3D, efeitos luminosos e banda sonora original».

 

«Para a projeção audiovisual serão utilizados 22 projetores – dez deles de 22.000 lúmenes cada um e mais 12 de 30.000 lúmenes, com uma potência total de 580.000 lúmenes e uma resolução de 15.900 pixéis. Igualmente, o espetáculo contará com uma potência total instalada de 137.200 watts de som e de 16.800 watts de iluminação», informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

 

A apresentação vai estrear dia 12 de outubro, depois da meia-noite, e repetir-se-á dias 13 e 14, pelas 22h30. «Todas as sessões vão estar abertas ao público de forma gratuita», sendo que no dia da estreia, o espetáculo multimédia contará com «transmissão em direto na página online do santuário». A projeção foi desenvolvida «a partir da experiência dos milhares de peregrinos que todos os anos visitam o santuário», e será uma forma de recordar a «evolução» daquele local de culto «ao longo dos últimos 100 anos». 


O trabalho multimédia foi encomendado pelo Santuário de Fátima à empresa espanhola Acciona Producciones y Diseño, para assim assinalar o encerramento das celebrações associadas ao Centenário das Aparições. Dia 13, após as celebrações litúrgicas, terá início a `Sessão Solene de Encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições´, pelas 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O momento contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, de António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e de «inúmeros convidados», podendo ser seguida «por todos os peregrinos nos ecrãs espalhados pelo recinto de oração».

 

Da sessão de encerramento fará parte um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian. Em palco vão estar «72 instrumentos e 32 cantores, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro, que «apresenta no seu alinhamento, entre outras, duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: `The Sun Danced´ e `Salve Regina´, respetivamente».

 

Ambos os compositores das obras em estreia vão marcar presença na sessão que encerra as comemorações dos 100 anos de Fátima. O espetáculo conta ainda com a participação da soprano Elisabete Matos, e será transmitido «em direto para o recinto de oração».

Por questões logísticas, entre as 09h00 do dia 12 de outubro, e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará «encerrada». Além disso, «nesse dia também não será feita a recitação do rosário, às 18h30, na Capelinha das Aparições». A última grande `Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições´ será presidida por António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, dias 12 e 13 de outubro, sob o tema «Maria estrela da Evangelização». 

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.