+ infoAcontecer
Fátima
Peregrinação internacional aniversária de outubro
«Um novo capítulo na vida do Santuário»
Texto F.P. | Foto Ana Paula | 12/10/2017 | 17:38
O encerramento das comemorações do Centenário das Aparições não é um ponto final mas o início de um novo ciclo para o Santuário de Fátima, que vai continuar a ser fiel à sua matriz de «chegar a todos», assegura o reitor do templo mariano
imagem
«Não estamos a falar de um final mas de um começo», afirmou na tarde desta quinta-feira, 12 de outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, ao comentar o encerramento das comemorações do Centenário das Aparições, que decorre entre hoje e amanhã, na Cova da Iria, com a última peregrinação internacional aniversária do ano. 

«Queremos que este seja um ponto de partida para um novo capítulo na vida do Santuário», que vai manter-se «fiel à sua matriz» que é «procurar chegar a todos os peregrinos», disse o sacerdote, aludindo à transversalidade social e cultural dos peregrinos, a que foi dada atenção especial este ano com a promoção de diversas atividades culturais, algumas delas consideradas mais eruditas. 

Exemplo disso é o concerto do Coro e Orquestra da Gulbenkian, agendado para amanhã, na sessão solene de encerramento, e que terá em estreia absoluta duas peças encomendadas aos compositores Eurico Carrapatoso e James MacMillan. 

«A Igreja sempre entendeu que a arte era a expressão da fé. E estou muito grato por chegar a este momento festivo com este concerto de excelência, após um ano intenso a nível espiritual e cultural», sublinhou Carlos Cabecinhas. 

Para James MacMillan, «há uma grande ligação» entre o divino e a produção artística, e a música é uma das artes mais espirituais «que pode abrir uma porta para a verdadeira face de Deus». As melodias que vão ecoar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a partir das 18h30 de sexta-feira, 13 de outubro, serão a «expressão contemporânea da espiritualidade da humanidade», especificou a maestrina Joana Carneiro.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.