+ infoAcontecer
Fátima
«Fátima é um exemplo mundial de turismo religioso»
Texto F.P. | Foto WTTC | 21/11/2017 | 07:02
Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação já tem mais de 1.000 participantes inscritos, de vários países. A realização do encontro em Fátima é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste setor
imagem
O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, considera Fátima como «um exemplo mundial de turismo religioso» e o facto do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que se realiza nos dias 22 e 23 de novembro, na Cova da Iria, é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito.

«O turismo religioso é uma forma exemplar de conhecer e respeitar o mundo e a sua diversidade. Neste ano em que celebramos a declaração por parte das Nações Unidas do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a OMT promove o valor do turismo em termos de desenvolvimento económico, de preservação do património cultural e ambiental, mas também como fator de entendimento cultural, e neste campo, o turismo religioso tem um papel essencial. E Fátima é um exemplo mundial de turismo religioso pela integração que o mesmo tem na estratégia nacional de turismo assim como pelo impacto que gera ao nível das comunidades locais», afirmou Taleb Rifai, numa entrevista concedida à organização do encontro.

Segundo o secretário-geral da OMT, o trabalho desenvolvido em Fátima, no âmbito do turismo religioso «tem sido muito positivo como mostram os resultados alcançados e que há que dar continuidade a esse trabalho sempre acentuando a necessidade que o mesmo esteja integrado com a estratégia nacional de turismo e que a sustentabilidade seja um pilar do mesmo». A celebração do Centenário será «uma oportunidade única para dar a conhecer ainda mais o turismo religioso de Fátima a nível global», adiantou o responsável.

Organizado pela Câmara Municipal de Ourém, em parceria com a OMT e o apoio do Ministério da Economia, o congresso conta já com 1.150 inscritos, e com a presença dos mais altos representantes dos países membros da OMT. O objetivo é promover uma reflexão alargada «sobre o potencial e o papel do turismo religioso e dos lugares sagrados como uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconómico e cultural dos destinos; como aumentar a atratividade nos destinos religiosos e prosseguir a afirmação do turismo religioso nas redes regionais, nacionais e internacionais».
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.