+ infoAcontecer
Mundo
Moçambique
Viaturas oferecidas ajudam a combater a desnutrição
Texto F.P. | Foto Lusa | 27/11/2017 | 08:44
Veículos foram entregues às autoridades da província da Zambézia e vão servir não só para ajudar na sensibilização nutricional, mas também para melhorar o funcionamento de outros serviços relacionados com a saúde pública
imagem
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou recentemente 19 viaturas e 56 motorizadas às autoridades da província da Zambézia, em Moçambique, ao abrigo de um programa que se estenderá até 2020 e tem como principal objetivo melhorar o estado nutricional das crianças menores de cinco anos de idade, mulheres grávidas e lactentes.

«A nossa expectativa, ao alocarmos estes meios, é ver focalizadas as intervenções a vários níveis, sobretudo para o planeamento, gestão e monitorização de serviços de nutrição, água e saneamento e mudanças de comportamento», explicou o coordenador provincial do UNICEF na Zambézia, Michail Chinedza.

Já o governador provincial, Abdul Razak, sublinhou que os veículos não vão só servir para a sensibilização nutricional e para melhorar a vida das crianças, mas também para reforçar o apoio a outras atividades relacionadas com a saúde pública.

Além da ingestão alimentar desadequada, o sistemático problema de insegurança alimentar e as deficientes condições dos sistemas de abastecimento de água e saneamento e dos serviços de saúde, estão entre as principais causas da desnutrição crónica no país.

Segundo informações do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, 43 por cento das crianças moçambicanas sofrem da desnutrição crónica. A província da Zambézia, com uma taxa de 41 por cento, é uma das mais afetadas.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.