+ infoAcontecer
Fátima
Revista cultural de Fátima com «balanço positivo»
Texto Juliana Batista | 02/12/2017 | 09:31
Chega ao fim a publicação «Fátima XXI». Através de oito edições, vários peritos apresentaram reflexões «sobre o modo como Fátima reflete e refletiu ao longo destes 100 anos»
imagem

O oitavo e último número da publicação «Fátima XXI», a revista cultural do Santuário de Fátima criada no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições, será apresentada este sábado, 2 de dezembro, por ocasião da abertura no novo ano pastoral.

A nova publicação «irá viver ainda da memória da visita Papal [a Fátima], que é de tal maneira forte que o tema não se esgotou na `Fátima XXI´ que saiu em junho», referiu Marco Daniel Duarte, diretor-adjunto da revista, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Ainda no âmbito dos acontecimentos deste ano, «o ápice desta revista é dedicado à canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, porque achamos importante este ponto de viragem na história», realçou o responsável.

De acordo com Marco Daniel Duarte, «a visita papal aparece ainda espelhada na entrevista de António [Marto, bispo de Leiria-Fátima], que quando é chamado a falar de Fátima, fala da experiência com o Papa não só aqui mas também posteriormente nas audiências em Roma. Este último número traz novidades a esse nível».

O oitavo número da revista «coloca ainda uma abertura de horizontes, não só pelo milagre do sol, em que os protagonistas de Fátima deixam de ser três crianças e passam a ser os peregrinos que vêm a Fátima». A nova publicação e o seu caderno temático serão maiores dos oito números, totalizando 272 páginas.

Ainda no último número desta revista são apresentadas 100 datas que marcaram os acontecimentos de um século e uma entrevista ao filósofo Eduardo Lourenço. O diretor-adjunto da publicação faz um «balanço altamente positivo» da iniciativa, uma vez esta «ajudou a percecionar Fátima através das ferramentas da cultura, das diferentes áreas do saber, apesar de muitas vezes com um carácter mais académico».

«Nestes oito números a revista passou por todas as temáticas importantes de Fátima, desde aquelas ligadas intrinsecamente à mensagem e teologia, como é o caso do Coração Imaculado de Maria ou Fátima enquanto realidade da comunicação de massas. Os especialistas foram chamados a refletir sobre o modo como Fátima reflete e refletiu ao longo destes 100 anos», explicou o profissional. A nova revista está disponível na livraria do Santuário de Fátima, Bertrand e Fnac.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.