+ infoAcontecer
Mundo
Resistência aos medicamentos é um desafio para a saúde
Texto F.P. | Foto DR | 06/12/2017 | 16:38
Todos os anos morrem cerca de 700 mil pessoas devido a infeções agravadas pela resistência antimicrobiana, uma das maiores ameaças emergentes para a saúde
imagem
A resistência aos medicamentos, causada pela contaminação proveniente das descargas de fármacos e substâncias químicas no meio ambiente, apresenta-se como uma das maiores ameaças emergentes para a saúde, segundo os responsáveis do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Uma nova investigação que destaca os desafios e soluções emergentes de âmbito ambiental indica que o papel do meio ambiente no aparecimento e propagação da resistência aos anti-microbianos é particularmente preocupante.

«Esta advertência é realmente aterradora: poderemos estar a estimular o desenvolvimento de ferozes super-bactérias devido à ignorância e ao descuido», alertou o diretor executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim.

De acordo com os dados do PNUMA, existe uma clara evidência de que a libertação para o meio ambiente de compostos anti-microbianos a partir de lares, hospitais, instalações farmacêuticas e setor agrícola, combinada com o contacto direto entre as comunidades bacteriana
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.