+ infoAcontecer
Portugal
Até outubro de 2018
Presépios do Norte de Portugal expostos em Évora
Texto J.B. | 07/12/2017 | 15:11
Figuras em exposição apresentam diferentes técnicas de conceção e materiais, como o barro e as rendas de bilros

Duzentos e sete presépios artesanais do norte de Portugal, do colecionador Fernando Canha da Silva, podem ser observados a partir desta quinta-feira, 7 de dezembro, em Évora, na Igreja de São Francisco, uma das mais visitadas pelos turistas, por acolher a famosa Capela dos Ossos.

Através desta mostra, os responsáveis pelo templo pretendem «criar um espaço que convide a aprofundar o conhecimento do artesanato do norte de Portugal na sua expressão de intensa religiosidade, usufruindo, ao mesmo tempo, desta arte tão variada e bela».

Entre os presépios expostos estão trabalhos em barro, cestaria, tecelagem manual, latoaria e «as rendas [de bilros] e os bordados», assim como a produção oriunda de Barcelos, com um figurado que «afirma no barro vermelho a sua devoção».

Com o nome «Presépios do Norte de Portugal», a mostra vai estar patente ao público até final de outubro de 2018. Além da coleção de presépios, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos, e o núcleo museológico do local de culto podem ser visitados diariamente, entre as 09h00 e as 17h00.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.