+ infoAcontecer
Mundo
OMS lança plataforma para prevenir demências
Texto J.B. | Foto Gerd Altmann | 07/12/2017 | 16:26
O «Observatório Mundial de Demências» deverá apontar diretivas para a prevenção e tratamento deste problema de saúde
imagem

Os responsáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) lançaram esta quinta-feira, 7 de dezembro, o «Observatório Mundial de Demências», uma plataforma online que deverá reunir toda a informação e conseguir mais dados sobre este problema de saúde, assim como monitorizar o desenvolvimento e fornecimento de serviços para pessoas com esta doença e para os seus cuidadores.

Além disso, a nova plataforma será uma forma de monitorizar a existência de políticas e planos nacionais, medidas de redução de riscos e infraestruturas que prestem cuidados e tratamentos. «Este é o primeiro sistema de monitorização mundial de demências com dados completos», explicou Tarun Dua, do departamento de Saúde Mental e Dependências da OMS, na sessão de apresentação do projeto.

«O sistema não só vai permitir perceber os progressos conseguidos, mas também identificar as áreas onde são precisos mais esforços», acrescentou o responsável, citado pela agência Lusa. O novo portal vai ainda facultar um banco de dados onde as autoridades de saúde e sociais, médicos, investigadores e organizações da sociedade civil poderão encontrar os perfis dos países no que concerne às demências, relatórios internacionais, e guias das políticas e diretivas para prevenção e tratamento de demências.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.