Acontecer
Porto
«Ação social» e Igreja em foco nas Jornadas de Teologia
Texto J.B. | Foto CESAG | 02/01/2018 | 08:32
A iniciativa será uma ocasião para refletir sobre as oportunidades educativas a dar «a quem é excluído da escola», e também para analisar o papel desempenhado pelas IPSS da Igreja Católica
imagem

«As metamorfoses da caridade: a ação social e a Igreja do Porto» é um assunto que vai orientar uma nova edição das Jornadas de Teologia. A iniciativa vai realizar-se de 29 de janeiro a 1 fevereiro, entre as 10h00 e as 16h30, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) do Porto.

O encontro será uma ocasião para abordar de um «modo abrangente o vasto tema da caridade, nomeadamente no que se refere à ação social, tendo em conta também o contexto português e portucalense, no passado e no presente», sendo uma resposta ao «desafio lançado por António Francisco dos Santos [bispo do Porto] a esta faculdade para que se refletisse sobre esta área temática», lê-se num comunicado da organização. 

Entre os vários conferencistas que vão orientar os trabalhos encontram-se Julio Martínez Martínez, sacerdote jesuíta especialista em Moral Social e atual reitor da Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid (Espanha), e Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

No decorrer das jornadas serão abordados temas como «A caridade e os direitos sociais», «O lugar da Igreja num tempo de assistencialismo do Estado», «O anúncio do Evangelho e a solicitude para com o próximo», «A ação das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Igreja: entre a caridade e a justiça», e «Arco maior: dar oportunidades educativas a quem é excluído da escola». A iniciativa realiza-se em parceria com a diocese do Porto.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.