+ infoAcontecer
Fátima
Santuário de Fátima recorda restauração da diocese de Leiria
Texto Juliana Batista | Foto SNSRF | 17/01/2018 | 12:23
Durante as celebrações eucarísticas, serão tidos em consideração os membros das comunidades religiosas e dos grupos de leigos da diocese de Leiria-Fátima
imagem

O 100.º aniversário da restauração da diocese de Leiria, festejado esta quarta-feira, 17 de janeiro, vai ser lembrado nas celebrações eucarísticas deste dia, no Santuário de Fátima. Assim, nas preces da oração dos fiéis será recordada a «diocese de Leiria-Fátima, a celebrar o centenário da sua restauração», e será pedido que «as suas paróquias e seus párocos, as comunidades religiosas e os grupos de leigos sejam todos sinais da complementaridade eclesial e bendigam o Senhor pelos seus dons».

 

A diocese de Leiria foi restaurada a 17 de janeiro de 1918, através do decreto `Quo vehementius´, do Papa Bento XV. O bispado tinha sido estabelecido a 22 de maio de 1545, e extinto a 30 de setembro de 1881, depois das invasões francesas e numa conjuntura política liberal. A restauração aconteceu um ano depois dos pastorinhos terem visto Nossa Senhora, tendo Fátima passado a integrar diocese de Leiria, conforme recordam os serviços de comunicação do santuário da Cova da Iria.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.