+ infoAcontecer
Fátima
Ciclistas rumam a Fátima e pedem «segurança na estrada»
Texto Juliana Batista | Foto FPCUB | 19/01/2018 | 17:28
Atletas de todo o país vão deslocar-se a Fátima para receber uma bênção e pedir segurança rodoviária. A peregrinação é apoiada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
imagem

A 16.º Bênção Nacional dos Ciclistas em Fátima vai realizar-se no próximo dia 25 de fevereiro. Os atletas vão concentrar-se a partir das 10h00 no parque número 12 do Santuário de Fátima, e pelas 10h45 rumarão até Aljustrel. Às 11h30 terá início a Eucaristia, que contemplará a bênção dos ciclistas. A celebração terá lugar no recinto da Capela de Santo Estevão, situada no Calvário Húngaro, espaço também conhecido como Valinhos de Fátima.

 

A cerimónia será presidida por Serafim Ferreira e Siva, bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima, um «grande impulsionador» do evento e «padrinho da bênção», realça José Morais, um dos organizadores. Segundo o responsável, a iniciativa é uma ocasião para os participantes pedirem «proteção» a Nossa Senhora de Fátima «para todos os ciclistas e para a segurança na estrada quando se pedala».

 

«Ao longo destes anos, as condições climatéricas não têm sido as melhores. Quase podemos contar pelos dedos de uma mão o bom tempo que fez. Desde frio, chuvas torrenciais, e até neve. Porém, uma coisa é certa, a fé move os muitos que fazem questão de marcar presença anualmente, muitos desde a primeira edição. Este é, sem dúvida, um evento único em Portugal. Quer faça sol ou chuva, [os ciclistas] marcam presença e não arredam pé», realça José Morais, em comunicado.

 

As inscrições são gratuitas e podem serem feitas para a União de Ciclismo de Leiria, organizadora do evento, através do endereço eletrónico info@ucl.pt. O evento conta com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), da reitoria do Santuário de Fátima e da Câmara Municipal de Leiria.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.