+ infoAcontecer
Fátima
Protocolo assinado em Lisboa
Ensino superior vai estudar fenómeno de Fátima
Texto Juliana Batista | Foto SNSRF | 30/01/2018 | 16:35
Acordo de cooperação vai levar à atribuição de bolsas de investigação. A iniciativa deverá contribuir para compreender os fenómenos religiosos, de forma a promover o diálogo com as culturas contemporâneas
imagem

Com o objetivo de realizar eventos culturais, artísticos e científicos, assim como ações de formação, seminários e atividades na área de investigação, o Santuário de Fátima vai assinar um protocolo de cooperação com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), na próxima quinta-feira, 1 de fevereiro, na sede da Universidade Aberta, em Lisboa, pelas 12h00.

 

A iniciativa vai levar à criação do Gabinete de Estudos Fátima Global, que será inserido no CLEPUL, «para o estudo científico do fenómeno de Fátima». Além disso, o protocolo levará à «atribuição conjunta de bolsas para contratar pesquisadores especializados que farão investigação e formação avançada neste domínio de estudos», informam os serviços de comunicação do local de culto da Cova da Iria.

 

«Cada vez mais se torna relevante recolocar os temas ligados à religião e à espiritualidade no centro da investigação científica e da formação universitária para suprir lacunas graves de iliteracia cultural neste domínio e colmatar falhas de conhecimento crítico de uma dimensão densa e muitas vezes modelar da nossa herança cultural, artística, literária e filosófica», adianta o Santuário de Fátima. O CLEPUL consiste numa unidade de investigação pública ligada à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pertencente à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que se encontra instalada na Universidade Aberta.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.