+ infoAcontecer
Fátima
Solidariedade
Benfeitor oferece terreno aos bombeiros de Fátima
Texto J..B. | Foto DR | 06/02/2018 | 08:39
A oferta é uma forma de António Pereira agradecer aos soldados da paz pelo seu trabalho, após um ano «terrível». Os bombeiros de Fátima agradecem a oferta e outros gestos do benfeitor para com a associação
imagem

António Pereira, natural de Fátima, ofereceu à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima um terreno com cerca de 1.250 metros quadrados, localizado na avenida principal de Fátima, próximo do terminal rodoviário. A escritura da oferta foi assinada segunda-feira, 5 de fevereiro, no quartel dos bombeiros beneficiários. O valor comercial do terreno rondará os 150.000 e os 200.000 euros.

 

«O ano de 2017 foi um período terrível, em que os bombeiros foram mobilizados muitas vezes. Esta é a minha maneira de lhes agradecer», demonstrou o benfeitor. A direção da associação de bombeiros em causa agradece a António Pereira, de 87 anos, um dos seus primeiros benfeitores, que há mais de 20 anos ofereceu a primeira ambulância nova aos bombeiros de Fátima.

 

«As nossas palavras não poderiam ser outras que de reconhecimento e gratidão ao engenheiro António Catarino Pereira. O terreno que agora recebemos, muito bem localizado e de valor significativo, passa a integrar o património dos Bombeiros de Fátima», disse Alberto Caveiro, presidente da direção, citado em comunicado.

 

António Pereira vive há várias décadas em Lisboa, para onde foi residir depois da sua formação académica. «Eu sou daqueles que ficam agarrados à terra onde nasceram. (…) Sempre vivi ligado à minha terra. [Este gesto] é a minha forma de fechar o círculo», disse.

 

Além do terreno, António Pereira tem a intenção de oferecer, por três vezes, 1.500 euros a pessoas ligadas aos bombeiros de Fátima, conforme critérios delineados por si. O primeiro envelope de 1.500 euros foi entregue a 19 de dezembro de 2017 a Costa Pereira, o bombeiro mais idoso da associação e comandante do quadro de honra. Nos próximos dias 19 de março e 11 de setembro serão atribuídas as duas quantias que restam, a pessoas que serão identificadas nessas datas.

 

Em final de mandato, que chega ao fim no próximo mês de março, a atual direção da associação de bombeiros agradece todos os atos solidários que os soldados da paz de Fátima receberam ao longo dos últimos anos. No mesmo dia em ofereceu um terreno aos bombeiros, António Pereira doou um outro à Junta de Freguesia de Fátima. O espaço oferecido localiza-se em Lomba de Égua, localidade onde nasceu.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.