+ infoAcontecer
Portugal
Educar para a fé em linguagem gestual
Texto J.B. | 08/02/2018 | 15:07
Uma paróquia de Lisboa vai disponibilizar sessões de catequese para a comunidade surda. A iniciativa é mais um passo, de um longo «caminho a percorrer» rumo à inclusão

Fiéis da paróquia de Nossa Senhora Porta do Céu, em Telheiras (Lisboa), decidiram disponibilizar sessões de catequese para a comunidade surda, um serviço de educação para a fé que decorre naquela localidade às sextas-feiras, entre as 17h50 e as 18h25.

 

O objetivo é promover a «inclusão de pessoas surdas ou com deficiências que necessitem de diferenciação no acesso à catequese», explicou Isabel Vale, do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa. Neste âmbito, a responsável alerta para a existência de «muitas pessoas que necessitam de uma comunicação diferenciada» dentro das comunidades cristãs do patriarcado de Lisboa.

 

Para além da paróquia de Telheiras, a linguagem gestual está presente em várias Eucaristias nas dioceses do Algarve e do Porto, na arquidiocese de Braga e no Santuário de Fátima. «Ainda existe muito caminho a percorrer», considerando as «mais de três mil paróquias» portuguesas e a aparente «incapacidade de trocar experiências», lamentou Maria Isabel Vale, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.