+ infoAcontecer
Mundo
Tribunal Penal investiga abusos na Venezuela e Filipinas
Texto F.P. | Foto Lusa | 09/02/2018 | 16:25
Inquéritos preliminares aos supostos crimes cometidos por forças policiais e de segurança podem dar origem a investigações aprofundadas e em acusações judiciais
imagem
A promotora-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, anunciou esta semana a abertura de investigações aos supostos crimes cometidos por forças policiais e de segurança nas Filipinas e na Venezuela. Do resultado destas averiguações preliminares dependerá a realização de investigações mais completas, que podem acabar em acusações.

De acordo com a responsável, a investigação sobre as Filipinas incidirá nas alegações de que milhares de pessoas foram mortas desde julho de 2016, no contexto da guerra às drogas lançado pelo governo. A razão desses atos teria sido o «envolvimento no uso ou tratamento ilegal de drogas».

Já em relação à Venezuela, serão examinadas alegações de que tropas do governo teriam usado força excessiva para dispersar e reprimir manifestações, além do abuso contra alguns membros da oposição detidos desde abril de 2017, adiantou Bensouda.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.