+ infoAcontecer
Portugal
Inscrições a decorrer
«Educação transformadora» em foco na capital portuguesa
Texto Juliana Batista | Foto Governo de Portugal | 11/02/2018 | 13:14
Formas de implementar uma «educação transformadora» nas escolas portuguesas, que contribua para o desenvolvimento de uma cidadania global, são temas a abordar por responsáveis políticos e especialistas no tema, durante um colóquio em Lisboa
imagem

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, vai apresentar um enquadramento político sobre «o papel e o lugar da escola na sociedade», na próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, na sala A da Fundação Cidade de Lisboa. A intervenção do responsável constituirá um dos momentos da conferência «(Re)Pensar a escola enquanto escola transformadora», que terá lugar naquele espaço entre as 18h00 e as 20h30.

 

Por sua vez, Alejandra Boni, uma investigadora que tem desenvolvido trabalho com o Movimiento por la Educación Transformadora y Ciudadania Global, do Estado Espanhol, vai motivar um momento de reflexão, «a partir de um exercício coletivo». A iniciativa será também uma ocasião para a apresentação dos «resultados preliminares» de um estudo sobre «iniciativas de educação para a cidadania global em meio escolar».

 

Os vários momentos da conferência visam «contribuir para repensar as práticas» de educadores e docentes, «numa perspetiva de educação transformadora», assim como «analisar os possíveis espaços para a concretização desta abordagem no quadro da educação formal», explicam os organizadores, em comunicado.

 

O encontro é especialmente dirigido a professores, educadores, alunos, assistentes escolares, famílias e organizações e entidades das comunidades envolventes. A participação é livre, mas as inscrições são necessárias e devem ser feita até terça-feira, 13. A conferência é promovida pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC). A iniciativa conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.