+ infoAcontecer
Fátima
Quaresma «especial» no Santuário de Fátima
Texto J.B. | Foto FM | 14/02/2018 | 17:27
Os momentos de oração e reflexão agendados têm como objetivo facultar aos peregrinos «uma melhor vivência» dos 40 dias anteriores à Páscoa
imagem

O período quaresmal que inicia esta quarta-feira, 14 de fevereiro, vai ser vivenciado «de forma especial» no Santuário de Fátima. Através de um programa celebrativo adequado a esta época do ano, os responsáveis pelo templo mariano da Cova da Iria pretendem proporcionar aos fiéis «uma melhor vivência deste tempo que antecede a Páscoa».

 

«A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, anterior ao domingo de Páscoa. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, à conversão espiritual para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz», explicam os responsáveis pelo programa quaresmal, em comunicado.

 

Assim, nesta quarta-feira de cinzas, «além das celebrações habituais, onde serão impostas as cinzas», realizam-se adorações comunitárias e dois momentos de oração: as laudes e vésperas. O Domingo de Ramos, 25 de março, será assinalado com a recitação do terço, «a bênção de ramos», procissão e Eucaristia. Para a quinta-feira santa, dia 29, está prevista a oração de laudes, Eucaristia vespertina da Ceia do Senhor, e oração comunitária.

 

Já as cerimónias da sexta-feira santa, 30, contemplam uma via-sacra aos Valinhos, a oração de laudes, a celebração da Paixão do Senhor e novamente o exercício da via-sacra, mas desta vez no recinto de oração. O sábado santo, 31, será assinalado com as orações de laudes e de vésperas, a recitação do terço, uma oração a Nossa Senhora da Soledade, a Vigília Pascal e uma Procissão Eucarística. Em cada sexta-feira e domingo da quaresma, vai realizar-se o exercício da via-sacra, pelas 14h00.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.