+ infoAcontecer
Portugal
Missão
Catequista vai dar formação a mulheres moçambicanas
Texto Teresa Silva | Foto DR | 01/03/2018 | 16:29
Jovem catequista partiu para Moçambique, para um missão de três meses. Vai desenvolver um projeto na área da costura e da promoção da mulher
imagem
Maria do Carmo Oliveira é uma jovem de Escariz, freguesia de Arouca. Além de catequista e animadora de grupo de jovens, está também ligada à pastoral vocacional na paróquia. Em 2006, quis que o mês de outubro tivesse realmente um sentido missionário e procurou quem a ajudasse a animar os jovens. Entrou em contacto com os Missionários da Consolata e a partir daí foi-se estabelecendo uma relação de proximidade e envolvimento entre a sua paróquia e a Consolata.

Durante três anos (2007/2010) recebeu formação missionária «à distância» por um grupo constituído por padres, irmãs e leigos missionários da Consolata que, uma vez por mês se deslocaram a Escariz, Fermedo e Mansores - os três lugares de onde eram os grupos de jovens. Em 2007 foi também realizada a Páscoa Jovem Missionária (PJM) em Escariz. Alguns dos jovens destes grupos participaram na Escola de Formação Missionária que na altura existia na comunidade dos Missionários em Águas Santas, e também participaram ativamente em algumas festas da Consolata.

Em 2009, Maria do Carmo fez uma experiência missionária na Tanzânia, como parte integrante do plano formativo da Escola de Formação Missionária. No passado domingo, 25 de fevereiro, os Missionários da Consolata estiveram presentes uma vez mais em Escariz, desta feita para o envio missionário de Maria do Carmo, que partiu quarta-feira, 28 de fevereiro, para Massangulo, Moçambique, onde irá permanecer por três meses.

O projeto principal será na área da costura e promoção da mulher, mas dará também uma ajuda na catequese e no mais que for preciso. A Eucaristia de envio, presidida pelo pároco Agostinho Watela e concelebrada pelo padre Anthony Malila, foi animada pelos jovens da paróquia com cânticos missionários.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.