+ infoAcontecer
Portugal
Lisboa
Exposição revela contributo de religiosos para a arte
Texto J.B. | 10/03/2018 | 09:26
Os 800 anos da abertura do primeiro convento em Portugal dos Dominicanos vão ser celebrados com a exposição «Dominicanos. Arte e arquitetura portuguesa. Diálogos com a modernidade»
imagem

O contributo da Ordem dos Pregadores, também conhecidos como Dominicanos, para a «renovação da arte sacra e arquitetura religiosa no século XX» em Portugal, poderá ser percecionada através de uma exposição que estará patente ao público no Convento de São Domingos, situado no Alto dos Moinhos, em Lisboa.

 

A mostra poderá ser conhecida de 14 de abril a 10 de junho, e constitui uma forma de assinalar os 800 anos da abertura do primeiro convento em Portugal daquela congregação religiosa. O trabalho expositivo apresenta artigos muito diversificados e é intitulada «Dominicanos. Arte e arquitetura portuguesa. Diálogos com a modernidade».

 

A exposição «pretende dar a conhecer os caminhos de aproximação com a arte e arquitetura moderna através de quatro obras desconhecidas do grande público», referem os organizadores. «Igrejas e conventos edificados no Porto, Fátima, Ourém e Lisboa compõem o núcleo expositivo que reúne pela primeira vez maquetas, desenhos, fotografias e obras de arte provenientes de diferentes arquivos e instituições», acrescentam. A mostra pode ser visitada de quinta-feira a domingo, das 16h00 às 19h00, com entrada gratuita.

 

O programa prevê ainda a realização de visitas guiadas à exposição e ao Convento de São Domingos dias 28 de abril, 26 de maio e 9 de junho, sempre às 16h00. Participar nesta ação, assim como numa conferência agendada para 12 de maio, à mesma hora, requer inscrição através do endereço eletrónico expoarquiteturadominicanos@gmail.com. A mostra é organizada por elementos do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto de São Tomás de Aquino.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.