+ infoAcontecer
Portugal
Romaria infanto-juvenil une população nos Açores
Texto J.B. | Foto MRSM / DR | 10/03/2018 | 11:17
A iniciativa junta crianças e jovens do concelho de Ribeira Grande, assim como os seus familiares, e contribui para «desenvolver competências no seio da educação para a cidadania»
imagem

A nona edição da «Romaria infanto-juvenil da zona oriental da Ribeira Grande», nos Açores, vai colocar em peregrinação crianças e jovens do concelho, na próxima quarta-feira, 14 de março. O percurso terá início pelas 15h00, após a saída dos pequenos peregrinos da Igreja de São Brás, e deverá terminar às 18h00, com uma Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Lombinha da Maia.

 

O trajeto será interrompido para um «Encontro das famílias», que vai realizar-se no jardim situado junto à Igreja da Maia, pelas 15h45. Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem «sensibilizar as crianças e jovens para a importância das tradições e identidade sócio-local, e estabelecer um intercâmbio intergeracional entre irmãos».

 

Além disso, a romaria é uma forma de «consciencializar» as crianças participantes para o «valor da oração e da união», e ainda um meio para «enriquecer a formação espiritual de cada agente educativo, cultivando a fé e a esperança». É também um objetivo da iniciativa «desenvolver competências no seio da educação para a cidadania e para os valores».

 

A peregrinação assume ainda especial importância por envolver «crianças de diversas idades e seus familiares», lê-se num comunicado da organização. Nesta edição, a iniciativa é dinamizada pelo Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da região, paróquias da Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz, juntas de freguesias da zona oriental de Ribeira Grande, Polícia de Segurança Pública (PSP) da Maia, ranchos de romeiros e pela Escola Básica Integrada da Maia.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.