+ infoAcontecer
Fátima
«Escola do Santuário»
Aposentados usam tempo livre para conhecer melhor Fátima
Texto J.B. | Foto DR | 13/03/2018 | 12:18
Pessoas reformadas encontram-se a visitar diferentes espaços de Fátima, enquanto refletem sobre a vida, partilham experiências, e participam em momentos de formação e oração
imagem

O primeiro turno dos Encontros de Espiritualidade para Aposentados está a decorrer em Fátima. «Esta proposta para aposentados pareceu-me muito boa porque pode acrescentar valor. Como tenho tempo livre, aproveitei para aprofundar o meu conhecimento sobre a Mensagem de Fátima», referiu Luís Portugal, um dos participantes, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima. A iniciativa arrancou ao final da manhã da última segunda-feira, 12 de março. Após o acolhimento, seguiram-se visitas para mostrar que «os acontecimentos têm um determinado contexto».

 

Os participantes puderam já conhecer o início da vida dos pastorinhos: «primeiro, na casa dos videntes, com a experiência de vida em família; depois, na Loca do Cabeço, no primeiro momento em que eles foram preparados, pelo anjo, para as aparições de Nossa Senhora; e, num terceiro momento, na igreja paroquial [de Fátima], para, a partir da pia batismal, termos a referência da dimensão eclesial e comunitária dos pastorinhos», explicou Francisco Pereira, sacerdote que acompanhou os participantes.

 

Conhecer de perto a vida dos videntes foi o ponto de partida para uma outra análise, desta vez mais pessoal, com a reflexão, em grupo, sobre «a origem de cada um dos» participantes, de forma a propiciar uma perceção sobre o caminho para onde cada um vai, «à luz do acontecimento de Fátima». O primeiro dia do encontro contou ainda com um momento formativo, que estabeleceu uma relação entre o acontecimento de Fátima e a «história da salvação». Teve ainda lugar a celebração de uma Eucaristia e a recitação do terço.

 

Ao longo desta terça-feira, 13, os aposentados vão realizar um percurso por vários espaços do templo mariano, que espelham o impacto histórico do fenómeno de Fátima. Além disso, está agendada uma visita aos túmulos dos pastorinhos. Anda prevista está a realização da Via Mariae, uma proposta de lectio divina a partir dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

 

Os Encontros de Espiritualidade para Aposentados inserem-se nas várias dinâmicas promovidas pela «Escola do Santuário», que propõem uma releitura do século passado, das suas memórias e dramas, apresentando uma perspetiva de «esperança realista sobre o século XXI», assinalam os serviços de comunicação do templo mariano. O atual turno prolonga-se até quinta-feira, 15. O seguinte vai realizar-se de 19 a 22 do mesmo mês. As inscrições podem ser feitas online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.