+ infoAcontecer
Fátima
Lisboa
Bispos europeus e africanos discutem globalização
Texto J.B. | Foto Patriarcado de Lisboa | 06/04/2018 | 17:28
Seminário dedicado aos efeitos da globalização vai realizar-se em solo português, a pedido de Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa
imagem

As consequências da globalização vão ser alvo de uma análise pelos membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM). Os prelados de ambos os organismos vão encontrar-se na cidade de Fátima, entre a próxima quinta-feira, 12 de abril, e o domingo seguinte, 15, sob o tema «O significado da globalização para a Igreja e para as culturas na Europa e na África».

 

Através de um comunicado, os elementos do CCEE recordam que «há mais de uma década» que os dois organismos realizam simpósios e seminários «com o desejo de promover a colaboração pastoral entre os episcopados católicos dos dois continentes». Nesse sentido, o encontro agendado deverá contribuir para «fortalecer essa comunhão e a partilha da reflexão sobre alguns dos grandes desafios para a Igreja».

 

Durante os quatro dias de trabalhos em Fátima, os bispos «irão olhar para o impacto da globalização nos jovens, na migração e na chamada ecologia humana, ou seja, a compreensão do que é ser humano e a relação com a natureza criada», informa o CCEE no mesmo documento, citado pela agência Ecclesia.

 

No decorrer do encontro vão intervir, entre outros, Lívia Franco, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, e António Marto, bispo na diocese de Leira-Fátima, que vai dirigir aos participantes uma saudação em nome da diocese local. Entre os participantes encontram-se António Vitalino, bispo emérito de Beja, e Lúcio Andrice Muandula, bispo de Xai Xai (Moçambique).

 

Após a conclusão do seminário, os bispos adotarão uma mensagem final como forma síntese dos trabalhos. O encontro dos bispos católicos dos continentes europeu e africano vai realizar-se em Portugal a convite de Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que também marcará presença no encontro.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.