+ infoAcontecer
Fátima
Encontro em Fátima procura renovação da liturgia
Texto J.B. | Foto Thomas Rüdesheim | 14/04/2018 | 15:58
Após dezenas de edições, o Encontro de Pastoral Litúrgica continua a mobilizar participantes de norte a sul do país para que a «renovação litúrgica» continue a acontecer
imagem

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica vai realizar-se de 23 a 27 julho, na cidade de Fátima, sob o tema «Liturgia e espiritualidade», dois conceitos que os organizadores da iniciativa esclarecem: «A liturgia é a espiritualidade que está presente em toda a vida do cristão». Por sua vez, «a espiritualidade da liturgia não se encontra nas rubricas nem nas cerimónias, mas na vida em Cristo, que tem o seu início e o seu termo nos ritos e nas preces», explicam.

 

O encontro será uma ocasião para abordar temas como a espiritualidade cristã, «a beleza da liturgia», «música litúrgica em conversão contínua» e «liturgia e espiritualidade familiar». Estas e outras temáticas serão abordadas por conferencistas como José Frazão, sacerdote jesuíta, José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, Bernardino Ferreira da Costa, abade no Mosteiro de São Bento de Singeverga, em Santo Tirso, e Paulo Jorge Barbosa da Rocha, sacerdote na diocese do Porto.

 

Este ano, a iniciativa parte para a sua 44.ª edição. A sua consecutiva repetição deve-se à crença dos organizadores de que «a liturgia necessita de contínua renovação», e de que o encontro dedicado às «práticas litúrgicas» em Portugal «cumpriu uma missão importante nos inícios da renovação litúrgica». A iniciativa é organizada pelo Secretariado Nacional de Liturgia, sendo particularmente destinada às pessoas que «exercem ministérios litúrgicos». As inscrições decorrem online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.