+ infoAcontecer
Portugal
Faro
Extinção das ordens religiosas abordada em Loulé
Texto J.B. | Foto DR | 14/04/2018 | 13:19
Especialista vai estar no sul do país para uma análise à extinção das ordens religiosas naquela região e as respetivas consequências
imagem

A investigadora Catarina Almeida Marado vai conduzir uma conferência sobre a extinção das ordens religiosas em Loulé. A palestra está agendada para o próximo dia 21 de abril, e terá lugar no Arquivo Municipal de Loulé. A conferencista iniciará a sua intervenção pelas 15h00, sob o tema «O processo e as consequências da extinção das ordens religiosas em Loulé: o caso do Convento de Santo António».

 

A conferência será uma oportunidade para analisar o `Decreto de 30 de maio de 1834´, que estabeleceu a supressão de todas as casas de religiosos existentes em solo português e a incorporação dos seus bens na Fazenda Nacional. A palestra será uma ocasião para abordar os efeitos deste processo, tanto para os edifícios, assim como para a cidade de Loulé, com especial enfoque no Convento de Santo António, informa o jornal diocesano `Folha do Domingo´.

 

Catarina Marado é doutorada em arquitetura e autora de vária publicações sobre o património monástico-conventual. Atualmente é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e professora visitante no Master en Arquitectura y Patrimonio da ETSArquitectura da Universidade de Sevilha (Espanha). A palestra insere-se no ciclo de conferências intitulado «O documento que se segue». A entrada é livre.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.