+ infoAcontecer
Mundo
Ambiente
«É o momento de dar a volta ao oceano»
Texto F.P. | Foto DR | 12/04/2018 | 10:16
Bióloga marinha defende que a humanidade tem agora uma excelente oportunidade para proteger o mar e propõe um sistema semelhante às reservas naturais existentes em terra
imagem
A exploradora Sylvia Earle, que estuda os oceanos há várias décadas, considera que este é o momento de «dar a volta ao oceano, proteger este vasto sistema, o coração azul do planeta», e que esta tarefa «devia ser uma prioridade para todos». «A saúde do oceano é importante» para os humanos porque afeta diretamente a vida em todo o planeta.

Em declarações à agência Lusa à margem do National Geographic Summit, que decorre esta quinta-feira, 12 de abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a bióloga marinha disse haver «imensas vozes a dizer que agora é o momento para haver segurança para o bem comum global», através de políticas de proteção da vida marinha.

«O que pomos no oceano volta para nos atormentar nos peixes, ameijoas, ostras, que estão agora cheios de micro-plásticos e toxinas, que não são as coisas mais saudáveis para os humanos consumirem», sublinhou a especialista, acrescentando que a resposta para a conservação dos oceanos pode passar pela criação de áreas marinhas protegidas, à semelhança do que já acontece nos parques naturais em terra.

A humanidade tem «uma capacidade sem precedentes para retirar vida selvagem ao oceano numa escala que o planeta nunca conheceu», alertou Sylvia Earle, referindo-se à «extração industrial de peixe e todas as outras criaturas que fazem o mar estar vivo». Ainda assim, o «principal problema é a ignorância», dado que «as pessoas não sabem porque é que isto importa», rematou.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.