+ infoAcontecer
Mundo
Guia ajuda a gerir florestas tropicais
Texto F.P. | Foto DR | 14/05/2018 | 12:22
Publicação contém uma série de recomendações para que o processo de concessões seja mais transparente, responsável e inclusivo, e que beneficie as pessoas mais pobres e as comunidades mais isoladas
imagem
A Organização das Nações Unidas para Agricultura Alimentação (FAO) divulgou um guia com diretrizes voluntárias para a concessão de florestas tropicais, que se baseia em exemplos reais para ajudar a gerir as florestas tropicais concessionadas de forma mais sustentável, transparente, responsável e inclusiva.

A publicação resulta de uma consulta a mais de 300 especialistas do setor público e privado e contém princípios a serem respeitados por todas as partes envolvidas nos processos de licenciamento, incluindo governos, empresários, comunidades locais, doadores e organizações não governamentais.

Segundo os responsáveis da FAO, mais de 70 por cento das florestas nos trópicos utilizadas para a captação de madeira e outros produtos florestais são estatais ou públicas. A maior parte destas florestas públicas são geridas através de licenciamentos que os governos cedem a entidades privadas ou comunidades locais.

Por norma, os problemas sobre concessões envolvem administrações ineficientes devido à falta de capacidade em gerir florestas tropicais, governança fraca, regras complicadas e foco em benefícios a curto prazo. Estas falhas podem levar ao excesso de manuseamento, divisão de benefícios inadequada, falta de reconhecimento dos direitos dos moradores locais e nenhum retorno económico.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.