+ infoAcontecer
Mundo
Países processados pela má qualidade do ar
Texto F.P. | Foto Lusa | 17/05/2018 | 17:31
Seis Estados-membros da União Europeia vão ter que responder na justiça por não respeitarem os valores limite da qualidade do ar. Outras três nações também podem vir a ser denunciadas
imagem
A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira, 17 de maio, levantar processos a seis Estados-membos por não respeitarem as normas sobre a qualidade do ar. Os países em questão estavam há mais de uma década a ser avisados. Os próximos a sofrerem sanções podem ser a Eslováquia, Espanha e República Checa.

«Esperámos muito tempo e não podemos esperar mais. Não podemos ter planos de ação que dizem que o respeito pelas regras chegará a qualquer momento, às vezes depois de 2020, ou até 2025», explicou o comissário europeu do Meio Ambiente, Karmenu Vella.

A decisão da Comissão sanciona a Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Hungria e Roménia, por não respeitarem «os valores limite da qualidade do ar acordados e por não terem tomado as medidas adequadas para tornar os períodos de superação dos valores tão curtos quanto possível».

Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, a contaminação por partículas finas é responsável por cerca de 400 mil mortes prematuras todos os anos, entre elas 66 mil na Alemanha, 60 mil em Itália e 35 mil em França.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.