+ infoAcontecer
Fátima
Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia
Crianças criam exposição dedicada ao «Anjo da Guarda»
Texto J.B. | Foto Maria Alisha | 27/05/2018 | 15:54
A mostra é essencialmente de crianças para crianças, com os trabalhos dos mais novos dispostos «ao nível da sua altura»
imagem

Desenhos criativos e originais, realizados por crianças que frequentam o primeiro e segundo ciclos do ensino básico em instituições de ensino de Fátima, dão forma à exposição «O meu anjinho da guarda», que poderá ser vista no Consolata Museu, situado na Cova da Iria, a partir do próximo dia 1 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial da Criança.

 

Para a elaboração dos seus trabalhos, os pequenos artistas recorreram a materiais e técnicas a seu gosto, aplicando-as num formato A4, com a representação do anjo da guarda. Através desta iniciativa, os seus promotores procuraram «valorizar a criatividade e o imaginário infantil [e] promover o sentido e os valores da vida cristã nas crianças». Além disso, o desafio lançado aos mais novos constituiu ainda uma forma de os estimular a «expressar as suas vivências e conhecimentos adquiridos sobre o tema».

 

Com apenas dez anos de idade, Maria Alisha, foi selecionada para a curadoria, «colaborando na disposição dos trabalhos expostos», assinalam os serviços de comunicação do museu dos Missionários da Consolata, adiantando que a mostra é, fundamentalmente, «uma exposição de crianças para crianças, estando as molduras, trabalhos e legendas colocadas ao nível da sua altura».

 

A cerimónia de inauguração está agendada para o dia 2 de junho, e terá lugar entre as 16h00 e as 18h00, contemplando uma conversa entre a a curadora da exposição e os participantes, assim como a degustação de chá e biscoitos, no âmbito da iniciativa «Chá com arte». A mostra poderá ser vista até ao dia a 26 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A iniciativa partiu da Liga de Amigos do Museu. 

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.