+ infoAcontecer
Portugal
Porto
Exposição celebra inauguração do Santuário de Santo António
Texto J.B. | 09/06/2018 | 09:20
A mostra abre ao público no dia em que a Igreja Católica evoca Santo António. A sessão de abertura conta com as intervenções dos autores dos vitrais, do sacrário e da imagem de Santo António
imagem

Os 25 anos da abertura do Santuário de Santo António, em Vila Chã (Vale de Cambra), vão ser comemorados com a inauguração da exposição «Arquitetura & Arte», que abrirá ao público na próxima quarta-feira, 13 de junho, dia em que a Igreja Católica evoca o santo padroeiro da cidade de Lisboa.

 

A cerimónia de abertura está agendada para as 11h00 e dela faz parte uma breve apresentação e enquadramento do espaço religioso. A palestra será orientada por João Luís Marques, arquiteto que se tem dedicado ao estudo da vida e obra de Agostinho Ricca, autor do projeto de arquitetura e da pia batismal do local de culto.

 

Vão também intervir Joaquim José Moreira dos Santos, pároco aquando da abertura do Santuário, e Zulmiro de Carvalho, escultor autor do sacrário. A sessão de inauguração será ainda uma ocasião para ver um registo audiovisual, com os testemunhos de Domingos Pinho, pintor e autor dos vitrais, e de José Rodrigues, escultor responsável pela imagem de Santo António.

 

A exposição foi concebida para «celebrar», de uma forma «singela», a «arquitetura e a arte de uma `casa de habitar´», que é a igreja. A mostra «incidirá, não só sobre a arquitetura do espaço, mas também sobre os elementos artísticos e escultóricos, ao serviço do culto e da fé, como o sacrário, os vitrais e a escultura de Santo António», lê-se numa nota citada pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

 

A exposição pode ser vista até ao próximo dia 15 de julho. As comemorações associadas à inauguração do Santuário de Santo António, dedicado a 10 de janeiro de 1993, resultam de uma parceria entre a paróquia de Vila Chã, integrada na diocese do Porto, e o município de Vale de Cambra.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.