+ infoAcontecer
Fátima
Oficinas dedicadas à vida dos pastorinhos em Fátima
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 25/09/2018 | 08:41
A iniciativa vai mostrar aos participantes a forma como os pastorinhos viveram a «dimensão missionária da Igreja»
imagem

Os responsáveis pela Escola do Santuário de Fátima vão promover a sua primeira oficina pastoral, dedicada ao tema «Infância missionária», entre os próximos dias 20 e 21 de outubro. A iniciativa vai incidir sobre a vida dos santos Francisco e Jacinta Marto, enquanto padroeiros da infância missionária.

 

«O que se vai propor é um itinerário (…) promovendo uma abordagem progressiva em torno da vida dos pastorinhos, procurando perceber como é que eles viveram esta dimensão missionária da Igreja», explica José Nuno Silva, sacerdote e diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima. No final da oficina, deverão existir quatro propostas pastorais para a animação da «Infância missionária», concretizadas a partir da vida dos pastorinhos e nos moldes de santidade em que as suas vidas se tornaram, fazendo destes patronos da «Infância missionária».

 

«Em Portugal já o são e sei que há o desejo, e até algumas diligências, no sentido de poderem vir a ser declarados patronos da `Infância missionária´ para a Igreja Universal», realçou José Nuno Silva, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Além desta oficina, serão desenvolvidas outras, até ao final do próximo ano pastoral. Estas dinâmicas serão um meio para o desenvolvimento de subsídios para «trabalhar a Mensagem de Fátima num contexto de Igreja em geral», e que poderão ser levados para fora de Fátima.

 

«Este ano as nossas propostas da Escola do Santuário estarão muito centradas nos pastorinhos. Todos os terceiros fins de semana de cada mês, excepto agosto, haverá iniciativas. Destas propostas uma é um curso, no próximo mês de novembro (17 e 18) sobre a visão da eternidade na mensagem de Fátima intitulado: `E eu vou para o céu? A visão da eternidade na Mensagem de Fátima´», revela José Nuno Silva.

 

A Escola do Santuário promoverá ainda os `Itinerários Espirituais´: de 15 a 16 de dezembro, de 19 a 20 de janeiro, de 16 a 17 de março, de 18 a 21 de abril, de 8 a 10 de maio e de 18 a 19 de maio. Entre os dias 27 de maio e 2 de junho, mas também de 15 a 16 de junho, de 21 e 22 de setembro, e de 9 a 11 de outubro, os dias na Cova da Iria assumirão um carácter especial, através de variadas ofertas formativas e reflexivas. A Escola do Santuário de Fátima é promovida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, um organismo recentemente criado.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.