+ infoAcontecer
Mundo
Esperança num acordo de paz para o Iémen
Texto F.P. | Foto Lusa | 02/12/2018 | 11:43
Representantes das partes em conflito deverão iniciar as conversações na Suécia, num encontro patrocinado pelas Nações Unidas. As tentativas de negociação anteriores fracassaram
imagem
As conversações de paz promovidas pela ONU entre as partes em confronto no Iémen devem ser retomadas na próxima semana, na Suécia, depois da ronda anterior, em setembro, ter fracassado, revelou esta semana o embaixador britânico no Iémen.

As Nações Unidas estão a tentar retomar as conversações entre o governo iemenita, apoiado por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes huthis, apoiados pelo Irão, com o intuito de se chegar a um acordo para a paz e constituição de um órgão governamental de transição.

«As consultas na Suécia lideradas pelo enviado da ONU decorrem na próxima semana. Já reservei a minha viagem e estou desejoso de vê-los a liderar a vossa delegação, a solução política é o caminho para avançar», afirmou o embaixador britânico numa mensagem dirigida ao porta-voz dos huthis, Mohamed Abdusalam.

Entretanto, as potências ocidentais que fornecem armas e informação de inteligência à coligação liderada pela Arábia Saudita, têm vindo a pressionar os aliados para porem um fim ao conflito, iniciado em março de 2015.
notícias relacionadas
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.